Atletas
Orientações nutricionais para melhor desempenho
dos atletas
- Aumente a ingestão de água, dando preferência pela água potável durante todo o dia, porque ela transporta os nutrientes necessários ao músculo, e com a contração muscular retira o lactato formado durante a atividade física. Na ausência ou ingestão inadequada podem ocorrer fadiga muscular e desidratação.
- Evite alimentos gordurosos, como alimentos fritos, e aqueles alimentos que contem possuem gordura aparente como a picanha a pela do frango ou a gordura invisível, presente em maionese, embutidos de carne, queijos amarelos, isto porque os alimentos gordurosos dificultam a digestão porque aumentam o tempo de esvaziamento gástrico e conseqüente demora na liberação de energia para o corpo.
- Evite bebidas gaseificadas como refrigerantes e águas, porque elas podem causar desconforto e dor abdominal durante os treinos;
- Após a Atividade Física faça uma refeição leve, dando preferência às frutas e aos alimentos que tenham proteínas como queijo, iogurte, esses nutrientes são necessário para a reposição do glicogênio muscular.
- Antes de treinar faça uma refeição leve, sendo de 30 minutos a no máximo 1 hora antes do treino, dando preferência a alimentos que contenha carboidratos como pães, frutas e proteínas como o iogurte.
- Durante a atividade física consuma pequenas quantidades de água para se manter hidratado. Observe sempre a cor de sua urina, uma urina clara é sinal de boa hidratação.
- Em atividades de longa duração (mais que 3 horas) o uso de isotônico é indicado, pois eles fornecem aporte energético (calorias) durante a atividade física.
- Coma devagar e evite comer grandes quantidades, pois desta forma você evitará dores abdominais e gases.
- Evite as bebidas alcoólicas, porque elas são fontes de calorias vazias, ou seja, não fornecem nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Elas também prejudicam a contração muscular e os reflexos necessários para um excelente desempenho físico.
- Tenha sempre uma alimentação variada e colorida (frutas, verduras e legumes), pois assim você estará ingerindo diferentes nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, por exemplo: as vitaminas e minerais.
- Evite consumir muita fibra solúvel e insolúvel no pré-treino, pois a fibra diminui a absorção e a digestibilidade de alguns nutrientes essenciais para a atividade.